A raposa Tamamo no Mae 玉藻前
- Tathiane Avila
- 22 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Tamamo no mae 玉藻前 é uma raposa mágica de nove caudas e uma das mais poderosas yōkais que já tenha vivido. Suas habilidades mágicas foram combinadas apenas com o seu desejo de poder. Ela viveu durante o período Heian, e embora não tenha conseguido seu plano de matar o imperador e ocupar seu lugar, suas ações desestabilizaram o país e o conduziram a uma das mais importantes guerras civis da história japonesa. Por isso Tamamo no mae 玉藻前 é conhecida como uma dos Nihon San Dai Aku Yōkai - Três Terríveis Yōkais do Japão.
Ela nasceu há cerca de 3.500 anos no que é agora a China e sua vida é um mistério. O que se sabe é que ela acabou se tornando uma poderosa feiticeira. Depois de mais centenas de anos, Tamamo se tornou uma kyūbi, uma raposa de nove caudas com supremo poder mágico, de rosto branco e dourado. Era uma especialista em manipulação, utilizou seus encantos e espírito para aumentar seu status e influenciar os assuntos mundiais.
Pouco se sabe sobre suas atividades até os anos 700, mas na década de 1090, ela ressurgiu mais uma vez. Desta vez na forma de um bebê humano e se escondeu ao lado da estrada onde um casal a encontrou o bebê e o resgatou, levando-a como sua filha e nomeando seu Mikuzume. Ela provou ser uma jovem extremamente inteligente e talentosa, e era tão linda que atraiu a atenção de todos a sua volta. Mikuzume tinha o rosto mais bonito em todo o Japão, e todos que a viam se apaixonavam. Aos 7 anos ela entrou para a corte imperial e tornou-se muito influente. Durante um recital, em seu aniversário de 18 anos, uma tempestade inesperada caiu sobre o palácio. Todas as velas no recital foram apagadas, deixando os participantes no escuro, porém uma luz brilhante emanava do corpo de Mikuzume, iluminando a sala impressionou a todos da corte e eles declararam que ela deveria ter tido uma vida anterior extremamente boa e santa, foi quando recebeu o nome de Tamamo no mae 玉藻前 e o imperador Toba, que já gostava muito dela, fez dela seu consorte.
Contudo, quase imediatamente depois que ela se tornou consorte do imperador, ele ficou doente e bem próximo da morte. Nenhum dos médicos do tribunal poderia determinar a causa, e assim o onmyōji (pessoa praticante de Onmyōdō 阴阳道, é uma cosmologia esotérica tradicional do Japão, uma mistura de ciência natural e ocultismo), Abe no Yasunari foi chamado. Abe leu a fortuna do imperador e adivinhou que ele estava marcado por um mau presságio. Passaram-se vários dias e Abe no Yasunar foi chamado novamente para ler a sorte do imperador, foi quando descobriu-se a verdadeira identidade de Tamamo no mae 玉藻前, mas devido a seu apreço pela jovem, o imperador não quis acreditar. Contudo, juntamente do onmyōji Abe, o imperador armou uma armadilha para revelar a identidade de Tamamo no mae 玉藻前. Eles realizaram o Taizan Fukun no Sai, o feitiço mais secreto e poderoso conhecido no onmyōdō. A jovem Tamamo foi convidada a participar do ritual, pois eles sabiam que um espírito maligno não poderia participar de um ritual tão sagrado e como já se desconfiava, após fazer parte da realização do ritual, Tamamo desapareceu revelando então sua identidade.
Algum tempo depois do desaparecimento da jovem, mulheres e crianças estavam desaparecendo perto de Nasuno, na província de Shimotsuke. Os feitiçeiros concluíram que era Tamamo no mae quem estava por trás desses feitos, então convocaram seus melhores homens para caçá-la e matá-la de uma vez por todas. Por dias um exército purificado de 80 mil homens perseguiu a jovem, sem sucesso. Porém, dois guerreiros frustrados com a derrota, não desistiram e continuaram sua busca. Uma noite um deles teve um sonho profético, de que no dia seguinte a raposa seria eliminada de uma vez por todas. E foi assim, os dois guerreiros se depararam com Tamamo e após o disparo de duas flechas, uma através do flanco da raposa e outra através do pescoço eles finalmente a derrotaram.
No entanto, o mal de Tamamo no Mae não acabou com sua morte. Um ano depois de morrer, o imperador Konoe morreu, sem herança e no ano seguinte, seu amante e ex-imperador Toba também morreu. Uma crise na sucessão estimulou desavenças entre forças leais ao imperador Go-Shirakawa e forças leais ao ex-imperador Sutoku. Devido a crise se iniciou a rivalidade de Fujiwara-Minamoto que levou à Guerra de Genpei, o fim do período de Heian e a ascensão dos primeiros shoguns. Como se não bastasse, o espírito de Tamamo no Mae assombrou uma rocha maciça que matou todos os seres vivos que a tocaram.
Kommentare