top of page

Akai ito 赤い糸, a ligação invisível entre as almas gêmeas

  • Tathiane Avila
  • 5 de set. de 2017
  • 3 min de leitura

Você com certeza já deve ter escutado sobre a lenda japonesa do fio vermelho que une as almas gêmeas. Se nunca ouviu falar não tem problema, vamos falar mais sobre esta lenda hoje. Particularmente é uma das minhas lendas favoritas, pois fala sobre pessoas predestinadas e amor eterno.

A lenda na verdade surgiu na China e conta a história do Deus Xia Lao Yue, considerado o Deus da Morte na mitologia chinesa, ele também é responsável por conectar as pessoas predestinadas por um fio vermelho em seus tornozelos. A lenda original se popularizou até chegar ao Japão onde sofreu algumas modificações, os amantes se conectavam por um fio vermelho em seus mindinhos.

A lenda do Akai Ito 赤い糸 acredita que este fio vermelho pode se emaranhar, mas jamais se partir. Apesar de ser invisível ele está lá desde o momento em que nascemos e nem a morte pode separá-lo, pois os amantes predestinados estarão conectados por toda a eternidade.

A história

Em uma noite escura quando voltava para casa um menino se deparou com um velho embaixo de uma árvore, mal sabia ele que este era o Deus Xiao Lao Yue, que disse ao menino que ele precisava se encontrar com sua futura esposa, porém o jovem não deu muita importância as palavras daquele senhor. Foi então que o Deus contou a ele que havia um fio vermelho invisível em seu dedo mindinho que o conectava a uma menina com quem estava predestinado e no futuro iria casar-se com ela. Neste momento o menino conseguiu enxergar o fio vermelho que o estava conectando a uma menina sentada em frente de casa admirando a lua. O menino revoltado falou “eu nunca irei me casar!” e então atirou uma pedra na direção da menina atingindo-lhe no rosto e em seguida saindo correndo.

Anos se passaram e aquele menino havia se tornado um belo rapaz, porém incapaz de se apaixonar por qualquer mulher de sua vila. Mas uma noite enquanto caminhava pela rua a silhueta de uma mulher apareceu em sua frente e ele logo se apaixonou. A mulher era considerada uma das mais belas da vila, contudo ela tinha uma cicatriz em seu rosto por isso não saía muito como também não mostrava seu rosto em público. Logo aquele rapaz se casou com a mulher pela qual se apaixonou à primeira vista, mesmo sem ser capaz de ver seu rosto.

Após o casamento ele perguntou a esposa o porquê de ela não mostrar o rosto, ela lhe contou que quando mais nova um menino jogou uma pedra nela e a deixou com uma cicatriz e ela tinha vergonha de mostrá-la. Naquele mesmo instante ele se lembrou daquele velho que havia encontrado quando criança e da história do fio vermelho que o conectava a sua pessoa predestinada.

A popularização da lenda

A lenda se tornou tão popular no japão que é normal você se deparar com filmes e animes falando sobre almas gêmeas, mesmo que não mencionem a lenda em si.

Animes que falam sobre reencarnação como Inuyasha exploram muito bem a lenda do akai ito 赤い糸, em um dos encerramentos até mostram os personagens principais conectados por um fio vermelho.

​​Uma série (drama ou dorama), muito famosa também é o “Akai Ito” que mostra o verdadeiro amor não é um mar de rosas, os verdadeiros amantes também passam por dificuldades para estarem juntos, porém o fio que os conecta jamais irá se partir e eles conseguirão encontrar a felicidade juntos.

Comments


DESTAQUES

POSTS RECENTES

bottom of page